Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde (Vila Verde)
Escalão: Ensino Secundário, Profissional e Superior
Memória descritiva:
O processo de trabalho para a criação do saco de compras dividiu-se em duas fases. Numa primeira fase, foi analisado o conteúdo do kit fornecido e discutidas entre os alunos as alternativas de transformação dos tecidos recebidos.
A primeira dificuldade com que nos debatemos foi o tipo de materiais a utilizar. Em se tratando de um saco de compras, pensámos que este deveria apresentar resistência para poder suportar algum peso. Uma vez que o kit que recebemos era composto exclusivamente por retalhos de tecidos com grande percentagem de licra, havia que estudar uma forma de confecionar o saco oferecendo-lhe alguma resistência.
Numa segunda fase, procedeu-se à confeção do saco. Para isso, cortámos todos os tecidos em pequenas tiras e, recorrendo à técnica do macramé, entrelaçámos essas tiras de forma a criar uma estrutura mais compacta, que oferecesse mais suporte.
O saco foi inteiramente confecionado com tecidos do kit, tendo sido apenas utilizadas agulhas e linhas para além dos tecidos. É reversível, oferecendo ao utilizador a opção de dois looks: um convencional e outro mais extravagante com franjas.
Este trabalho foi realizado por alunos do ensino profissional, tendo participado as turmas do 2º ano dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde e Vocacional Esteticista/Cosmetologista da Escola Profissional Amar Terra Verde.