Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Memória descritiva:
"Criar com estilo - um saco para compras"
Escola Secundária da Gafanha da Nazaré - Eco-Escolas - 3º Ciclo
“Há quem gaste a Terra, em vez de a usar,
Pondo em perigo o mundo
Com tanto gastar.
A água é ouro,
O vento energia,
O sol tudo cria.
Transformar e poupar, ou é certa a ruína.”
in Bichos faz-de-conta, de Maria de Conceição Sousa Vicente.
Como jovens preocupamo-nos com o futuro e com a importância da reutilização e da reciclagem, como forma de salvar a Terra da ruína.
Assim, aceitámos o desafio de, a partir de restos de tecido vindos de uma fábrica, criar um saco de compras reutilizável. A tarefa não foi propriamente fácil, mas assim que as ideias começaram a surgir e tínhamos já uma imagem em mente do que iríamos fazer, foi só pôr as mãos à obra.
Utilizámos um lençol velho como forro no interior do nosso saco, permitindo que este seja reversível e assim mais dinâmico, possibilitando adaptar-se ao vestuário de cada dia. De seguida, esquematizámos o que iríamos fazer no tecido e cortámos pequenos orifícios, para que o saco fosse original e criativo. Com estes cortes horizontais, o saco passa a ter uma estrutura mais flexível e aumenta a sua capacidade de carga.
Decidimos coser as tiras de tecido, que nos foram fornecidas, no exterior do saco, tentando dar-lhe, não só, um ar apelativo e agradável, mas também um reforço para que fosse possível transportar dentro nele, todas as compras necessárias.
O objeto por nós criado tem dimensões aproximadamente de 35 x 38 x 12 cm, tornando fácil e prática a sua utilização, sem esquecer a sua principal função que é a de contribuir para a preservação do ambiente.
Alunas do 8º D,
Diana Sousa
Júlia Furet Leite