Escolas EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)
Categoria: Acessórios
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Memória descritiva
Após a receção dos materiais (restos de tecidos) foi solicitado a um grupo de alunos com necessidades educativas especiais que os separassem por cores. Estas tarefas básicas são realizadas com bastante sucesso por estes alunos o que contribui para aumentar a sua auto-estima e envolve-los nos projetos escolares.
Numa segunda fase, outro grupo de alunos, fez uma pesquisa sobre adornos e pequenos objectos utilitários construídos com materiais reutilizados. De seguida, foi decidido que um grupo iria trabalhar em bijuteria e outro grupo em pequenos objectos organizadores e facilitadores diários, todos eles direccionados para o sexo feminino. Assim, começou a aventura… esboços, “brainstorming”, mais esboços, mais “brainstorming”, recortes, muitos recortes, montagens, críticas, desmontagens, novas montagens… a passo e passo foram tomando forma várias peças do agrado de todos.
À medida que o trabalho prático se ia desenrolando, foram transmitidos conteúdos de educação ambiental, nomeadamente sobre a importância da reutilização de materiais, valorização de resíduos e sobre o impacto ambiental que a produção de resíduos provoca no planeta. Foram também transmitidos conteúdos de educação visual e artística, teoria da cor, texturas e conjugação de materiais (além dos tecidos enviados, uma embalagem de plástico, missangas e peças de colares velhos e relógio usado.
Alusivo à natureza, feminilidade e à doçura, todas as peças têm flores cor-de-rosa. Os tons azuis pretendem transmitir a calma e o sonho de um mundo melhor e os tons das peças verdes intercalados com o tecido preto simbolizam a dialética entre a ecologia (verde) e a poluição (preto).
Os alunos levantaram a questão da inexistência de ecopontos para este tipo de resíduos, o que denotou espírito crítico nos eco-alunos.
Por fim foram seleccionadas duas peças de bijuteria (um colar e um relógio/pulseira) e uma peça utilitária (suporte de carregador de telemóvel) para participar no concurso “Roupas usadas não estão acabadas”.
Autores: alunos do Núcleo de Educação Ambiental e professora Ana Gomes
Núcleo de Educação Ambiental/Eco-Escolas - Escola Básica 2º e 3º ciclos Roque Gameiro - Amadora.