Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira de Tramagal (Abrantes)
Categoria: Acessórios
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
ESCOLA OCTÁVIO DUARTE FERREIRA-TRAMAGAL
Memória Descritiva
1 – INTRODUÇÃO
A presente memória descritiva refere-se ao desafio “Criar com estilo | uma peça original” do projeto “Roupas usadas não estão acabadas”, fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas.
Num primeiro momento, os elementos do conselho Eco-Escolas debruçaram-se sobre o regulamento do passatempo, reconhecendo a sua grande pertinência e capacidade mobilizadora da comunidade educativa. Entenderam que se tratava de uma iniciativa que poderia ser mais um contributo para a consciencialização das crianças e jovens para a preservação do ambiente. Ao mesmo tempo, seria uma possibilidade de trabalhar a seleção de materiais para o desenvolvimento da atividade, aberto à criatividade de qualquer aluno que revelasse interesse podia participar. Foi decidido também que este trabalho seria desenvolvido em parceria com a biblioteca escolar.
2. INTERVENIENTES
Verificou – se um envolvimento de alunos, principalmente do 3º ciclo e Curso Vocacional, não tanto como noutras iniciativas uma vez que ela foi desenvolvida na parte final do ano letivo. Também os professores e funcionários contribuíram com ideias e revelaram dedicação no desenvolvimento do trabalho de construção dos acessórios.
3. DESCRIÇÃO DOS ACESSÓRIOS
3.1. Ideia Inicial
A ideia inicial era criar acessórios relacionados com a política dos 3´Rs, ou pelo menos relacionados com a separação dos resíduos e reutilização. Devido ao envolvimento gerado, foram surgindo novas ideias e delas brotaram peças com uma mensagem importante relacionada com o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, a diminuição da exploração de recursos naturais, fundamental para um desenvolvimento sustentável.
3.2. Materiais utilizados
Para a realização deste trabalho foram utilizados pedaços de tecido com várias cores, tamanhos e texturas, fornecidos pela H SARAH Trading e materiais recicláveis, que não ultrapassaram 20% da constituição da peça, tais como um pacotes tetra pak, tampas de garrafas de água e sumo, rolhas, madeira, prego, palhinhas e sacos para separação de materiais da Sociedade Ponto Verde.
Foram utilizados também outros materiais como cola quente, linhas para coser e fita de cetim.
4. METODOLOGIA DE TRABALHO:
4.1. Método de Resolução de Problemas
Como metodologia de trabalho, procurou-se ir resolvendo os problemas seguindo a técnica de, perante um dado desafio/problema inicial, proceder-se a um diagnóstico no sentido de serem aferidas possibilidades de construção, considerando o aspeto visual, as técnicas a utilizar e procedimentos a adotar. Fizeram-se algumas pesquisas de sensibilização para a importância da mensagem que queríamos transmitir.
4.2. Organização do trabalho
Após terem sido definidas as linhas gerais foi fácil a concretização do projeto. As ideias acabaram por se fluir com facilidade e naturalidade concretizando a mensagem inicial que se pretendia transmitir. Ficamos muito orgulhosos com o resultado final, fruto da dedicação e gosto dos vários elementos que participaram na sua elaboração.
5. Considerações Finais
Feita a avaliação final, entendemos que esta atividade se revelou profícua no sentido em que se deu ênfase às questões ambientais e à importância que a reciclagem deve ter para todos nós e cumpriu o objetivo de chamar a atenção para a importância de um desenvolvimento sustentável. Mas, o mais relevante é o trabalho desenvolvido, sem a participação dos elementos que fazem parte da biblioteca, dos professores e alunos, nada disto seria possível. Sempre que os alunos se envolvam e recebam as mensagens que estão associadas a uma atividade faz com que a participação valha a pena.
A primeira sessão de utilização destes acessórios, feita nos espaços escolares por alunos do Curso Vocacional, foi bastante divertida e ao mesmo tempo proveitosa, cujo resultado se anexa em formato de fotografia.
O grupo de trabalho concluiu que o resultado final superou as expectativas iniciais. Cada saco (um para o vidro, outro para o papel e outro para o plástico) vai acompanhado por um "boné" a condizer. Ainda fizemos uma luva a condizer com o amarelo e um "bastão" azul para apanhar o papel.
Professoras
Alice Rolo
Leonor Aivado
Teresa Mendes