Colégio João de Barros (Pombal)
Categoria: Vestuário
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
O projeto foi coordenado pela professora Cláudia Ferreira, coordenadora da Eco-Escolas, que, em conjunto com as professoras de Educação Visual, Anabela Santos e Isabel Duarte sensibilizaram os alunos, através da divulgação do regulamento do concurso, e levaram-nos a participar em nome do Colégio João de Barros. Após a inscrição na plataforma Eco-Escolas, do nosso Colégio, os alunos começaram por apresentar as suas ideias e, em conjunto com as professoras de Educação Visual, procuraram encontrar soluções através de novas técnicas e recursos materiais, dando primazia à recuperação e reciclagem dos mesmos.
Os alunos envolvidos representam o segundo escalão (11 alunos do 2º.ciclo e 9 alunos do 3º.ciclo), nas categorias A (peças de roupa) e B (acessórios), respetivamente. Os alunos, no horário do clube de artes e sob a orientação das professoras Anabela Santos e Isabel Duarte, planificaram as suas ideias, selecionaram os materiais, as técnicas a utilizar e começaram por elaborar os projetos, conciliando os materiais disponibilizados para esta atividade com a temática do Património cultural e artístico Português (os bordados, a moda, a gastronomia / o mar,).
Numa primeira fase do trabalho, os alunos trocaram ideias, distribuíram tarefas de grupo e ajudaram-se mutuamente na planificação das suas atividades, de acordo com o projeto proposto (saias, tops, carteiras, …). Fizeram esboços em suporte de papel cenário, adaptando a escala de representação mais adequada e próxima da realidade, de acordo com o modelo vivo da aluna voluntária (Márcia Gonçalves, do 7.ºA). Posteriormente, com a orientação das professoras Anabela Santos e Isabel Duarte, criaram peças originais, adaptando os materiais disponíveis. Assim, através dos resíduos provenientes da indústria têxtil, fornecidos pela H SARAH Trading, bem como de outros retalhos de tecidos, construíram duas saias. Uma saia a realçar a forma volumétrica de uma sardinha, revestida com escamas de pequenos tecidos, e a parte detrás, mais comprida, pôde exibir umas ondas com tiras de tecido coladas, abordando desta forma o tema marítimo e o movimento implícito do mar e tudo o que ele nos pode proporcionar. Uma outra saia, criada a partir de um resto de tecido claro onde o tema floral é retratado a partir de aplicações de tecidos de cores rosa e verde, do saco dos desperdícios, formando as pétalas e os caules em constante movimento, cujas flores foram realçadas e fixas por rodelas tecidos, simulando os olhos das flores. Para fazer conjunto com as saias, foram criados dois topes: um tipo caicai franzido com elástico, da mesma cor do peixe, onde realçam pequenas aplicações de tiras de tecidos, simulando, igualmente, o movimento das formas / ondas do mar. Para a criação do outro top, os alunos usaram várias tiras dos desperdícios de tecidos fornecidos, uniram-nas com nós e trabalharam-nas na técnica do tricô com duas agulhas, criando, assim, uma peça para um estilo mais casual, fechado à frente e com atilhos nas costas.
Para completar os conjuntos, foram também construídos acessórios em forma de carteira (três) e um colar. Uma das carteiras serve para colocar na mão (pochete), estruturada através de uma embalagem de cartão de detergente de lavagem de roupa manual, revestida também com pequenos tecidos recortados e sobrepostos com cola, com um fecho construído numa trança tricotada de tecido e um botão feito de rolha de cortiça. As outras duas carteiras são para colocar ao ombro. Estas últimas foram estruturadas através de uma embalagem de cartão de detergente em pó da máquina de lavar roupa, dando forma ao acessório, e revestidas com bocadinhos de tecidos / desperdícios cortados e cola branca, com alguns botões aplicados. A alça da embalagem serviu de alça da carteira. O colar foi construído através de cartão, onde foi aplicada a pintura direta, e decorado com aplicações de tecido.
Para além dos acessórios revestidos com pedacinhos de tecidos, todas as peças de roupa foram unidas com linhas, cordões, elástico, tiras de tecidos, e em alguns espaços, também foram usadas colas branca e celulósica, bem como rolhas de cortiça. Os alunos tiveram a orientação e o auxílio constante das professoras de Educação Visual que, ao estimular o trabalho dos intervenientes, ajudaram a concretizar este projeto.
A professora Cláudia Ferreira, coordenadora da Eco-Escolas, foi acompanhando o trabalho através das professoras de Educação Visual, e serviu de intermediária na atualização das informações respeitantes ao concurso, bem como nos contactos efetuados entre as entidades responsáveis.
Constatou-se uma adesão positiva ao concurso por parte dos alunos, disponibilizando-se em arranjar outros materiais secundários, quando necessário, e trabalharam sempre em equipa, com espírito crítico e criativo.
Pôde concluir-se que o projeto desenvolvido teve um impacto positivo na educação cívica dos alunos, uma vez que estimulou a consciencialização dos mesmos para a temática da reciclagem/recuperação e reutilização de materiais.