Escola EB1/JI de São Marcos n.º 1 (Sintra)
Categoria: Vestuário
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
No âmbito do projeto eco-escolas, o nosso estabelecimento de ensino resolveu aderir a mais esta atividade proposta pela entidade promotora.
O objetivo foi elaborar um avental “fábrica de histórias” que pudesse vir a ser utilizado por todas as turmas da nossa escola, usando unicamente material reciclado.
Para isso o nosso parceiro HSarah Trading Lda, do projeto invista no Ambiente, enviou-nos diversos trapos e retalhos que foram utilizados na execução do nosso trabalho, sendo distribuídas tarefas pelos diversos elementos da comunidade educativa (pais, encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares).
Foram vários os alunos das nossas 11 turmas, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos que selecionaram os materiais, recortaram os bolsos, desenharam as personagens, os locais, vilões…que pertencem a uma fábrica de histórias. Para a execução destas tarefas foram usadas caixas de leite para fazer os cartões onde os alunos elaboraram as histórias. Os detalhes foram feitos com restos de canetas “Gliter” que já existiam na escola.
Os pais e encarregados de educação ajudaram também a fazer uma manta enorme com os retalhos, na qual foi marcado o avental, recortado e posteriormente cozido por uma colega, com jeito para a costura, com a ajuda das assistentes operacionais. Os bolsos e cartões foram igualmente feitos por alunos e posteriormente colocados nos respetivos lugares e cozidos por um grupo de professoras.
O avental, como pode ser visto na foto possui um bolso que servirá para a professora ou o contador de histórias ou até alunos, guardarem o seu material (tesoura, lápis, caneta…).
O avental é assim composto por 8 bolsos onde se pode ler:
Início – os cartões mostram as várias hipóteses de contar uma história;
Personagem – a principal da história;
Local – com vários possíveis lugares onde se poderá passar a história;
Vilão – que vem atrapalhar o nosso herói;
Missão – razão pela qual se desenrola a história;
Fim – onde os cartões dão várias hipóteses para um final;
? – Bolso para outras personagens e novas ideias;
…E o bolso dos materiais onde se encontram as ferramentas necessárias para trabalhar a história, escrevê-la e até começar a fazer os cenários.
Todos os momentos ficaram registados e proporcionaram, mais uma vez, momentos de cooperação, entreajuda, confraternização e alegria entre a comunidade escolar.
Estamos orgulhosos!